100 milhões de dólares foi quanto foi investido numa fábrica de moagem de trigo na área do Porto de Luanda, em Angola. Segundo o Jornal de Angola, o grupo privado admite realizar um segundo investimento do género no Porto do Lobito, no centro do país, para o qual beneficia da concordância do Governo, de acordo com um Decreto Presidencial de 16 de Agosto. Um decreto que refere que a GMA pretende instalar uma fábrica de moagem de trigo para a produção de farinha, exploração de silos e infra-estruturas de apoio e a descarga de navios com trigo a granel no referido porto angolano.
O decreto evidencia que o projeto vai contribuir para o aumento das operações portuárias, “promovendo e potenciando, desta forma. o investimento efectuado neste porto”. Por isso mesmo autoriza a empresa pública que gere o Porto do Lobito a entregar à GMA, por um período de 30 anos, renováveis, a concessão de uma área de 30 mil m2 sob sua jurisdição.Acentua ainda o decreto presidencial, segundo o JA, que “a concessão dominial é um instrumento legal e adequado para atrair a iniciativa privada para a exploração de actividades de interesse público em áreas de jurisdição portuária e, ao mesmo tempo, mantê-las sob controlo do poder público, dada a sua importância para o desenvolvimento do país”.Explica igualmente que devido à falta de produção nacional, a aquisição do trigo ainda será feita no exterior. Em 2015, Angola gastou 320 milhões de dólares na importação de 510 mil toneladas de farinha trigo,
O jornal recorda que a primeira unidade da Grandes Moagens de Angola foi lançada em 2015 e começou a laborar no final de maio, numa área de 35 mil m2, concessionada pelo Porto de Luanda, e que permite, segundo os promotores, cortar 60% da importação de farinha de trigo, de mais de 500 mil toneladas ano que chegam a Angola.
Fonte:
https://www.sonavios.com/2017/09/porto-do-lobito-vai-ter-nova-fabrica-de.html