RÉPLICA DA MOAGEM DE LUANDA CONSTRUÍDA NO LOBITO
O dia 26 de Maio de 2017 marcou a inauguração de uma nova fábrica de moagem de trigo em Luanda, Angola, da Grandes Moagens de Angola (GMA).
Depois de Luanda, a GMA continua com o processo de instalar uma fábrica de moagem de trigo para a produção de farinha, exploração de silos e infra-estruturas de apoio e a descarga de navios com trigo a granel no porto de Lobito. Nesta fase, a Came World Lda, empresa de construção civil e obras públicas, participa neste grande projecto no que faz melhor, a saber: a aplicação de cofragem, aplicação de betão e aplicação de aço. A Came World em parceira com Mota-Engil realiza vários trabalhos técnicos como betonagem em galeria.
A Came World vai realizar trabalhos em betão armado, em 16 maciços(silos) e 2 galerias de interligação com 2.5×2.0 metros. Toda esta subestrutura é apoiada em fundação indirecta, por estacas com 1,5 metros de diâmetro e á profundidade de 18.0 metros.
Já, a unidade de moagem da Cerangola, no Lobito, com uma capacidade de processamento de 130 toneladas por dia, previa aumentar a produção para as 650 toneladas diárias desde 2018.
GMA é a primeira empresa do continente africano com a certificação GMP+
Há de assinalar que em 2018 a GMA conseguiu atingir mais um dos seus objetivos com a obtenção da certificação GMP+ para o seu subproduto farelo, direcionado para ração animal.
Além do valor que a certificação aporta à demonstração da qualidade deste produto da GMA, o selo GMP+ permite à GMA exportar a parte da produção que não se destinar ao mercado interno angolano para países que impõem rigorosos critérios de qualidade aos produtos que importam.
Estados Unidos interessados em importar
A capacidade de moagem de trigo de Angola deverá crescer ao longo dos próximos anos, com a abertura de duas novas unidades e o aumento da produção em duas fábricas existentes. “Isso cria uma oportunidade para as exportações de trigo para os Estados Unidos”, refere uma nota do norte-americano Foreign Agricultural Service, citado no site agriculturaemar.com.
Números oficiais indicam que, só no ano de 2015, o Governo angolano gastou 320 milhões de dólares (272 milhões de euros) para importar 510 mil toneladas de farinha de trigo.
Angola passa a poupar 192 milhões de dólares com a instalação de fábricas de moagens de trigo em Luanda e no Lobito que reduz a importação desse produto em 60 por cento.
Quanto à importação de farinha de trigo para Angola, refira-se que o principal fornecedor daquele país lusófono é a Turquia, com 140 mil toneladas vendidas em 2016, 29% do total de farinha de trigo fornecida por estrangeiros. Em segundo lugar encontrava-se a França, com 103 mil toneladas (21% do total), seguindo-se Portugal, que exportou naquele ano 71 mil toneladas de farinha de trigo para Angola, ou seja, 15% do total.
Came World Lda, orgulhoso de participar nesta obra de importância capital para o crescimento, disponibiliza-se para aportar a água à moagem do desenvolvimento com dedicação e qualidade de escalões e padrões internacionais.
http://www.gmangola.com/pt/novidades/grande-moagens-de-angola-e-a-primeira-empresa-do-continente-africano-com-a-certificacao-gmp https://www.sonavios.com/2017/09/porto-do-lobito-vai-ter-nova-fabrica-de.html
http://agriculturaemar.com/angola-aumenta-capacidade-moagem-trigo-estados-unidos-interessados-exportar/